Saint Patrick foi um missionário encarregado de converter os Irlandeses ao Cristianismo no século 4 depois de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Católica na Irlanda.
Em Dublin, a capital, há desfiles e festas pela noite dentro para comemorar a data. As pessoas vestem-se de verde e pintam trevos no rosto. Saint Patrick usava o trevo como uma metáfora para explicar o conceito da Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). A cor verde é associada ao dia de Saint Patrick, porque é a cor da Primavera, da Irlanda (considerada a ilha verde) e do trevo.
As crianças em idade escolar seguem ainda hoje uma pequena tradição, beliscam os colegas que não usam verde neste dia.
O dia de Saint Patrick Day tornou-se uma tradição em diversos países, principalmente aqueles com imigração Irlandesa. Países como Nova Zelândia, Austrália, Montserrat, Canada e Estados Unidos comemoram o dia com feriados e festas de rua.
Um pouco de história
A história do Santo é muito interessante e cheia de reviravoltas.Saint Patrick nasceu como Maewyn Succat no século IV, na Grã-Bretanha. Seus pais eram muito ricos e seu pai também foi um diácono cristão, por razões de incentivos fiscais.
Quando Maewyn tinha cerca de dezesseis anos, sua família e sua casa foram atacadas por salteadores irlandeses. Maewyn foi seqüestrado e forçado a trabalhar como pastor em County Mayo, na Irlanda. Foi durante seu tempo como escravo que se voltou para Deus.
Certa noite ele teve um sonho em que fugia e voltava para a Bretanha, e fez exatamente isso. No dia seguinte, fugiu e viajou as 200 milhas de volta à Grã-Bretanha. Depois que voltou, Maewyn teve outro sonho religioso no qual um anjo dizia que ele deveria tornar-se um missionário e difundir o Cristianismo pela Irlanda. Ele, então, passou os quinze anos seguintes estudando para tornar-se um sacerdote, e escolheu Patrick como seu nome santo cristão.
Em 432 d.C., ele voltou para a Irlanda como padre, buscando converter o povo irlandês – que era politeísta e adoravam o sol e a lua. Criou e lecionou em várias escolas, na costa oeste da Irlanda. O seu método mais famoso de ensino era o uso do trevo para explicar a Santíssima Trindade (o pai, o Filho e o Espírito Santo) para o povo irlandês. Depois de quase trinta anos de ensino espalhando a palavra de Deus, morreu em 17 de Março de 461 d.C. Logo após sua morte, a Irlanda decidiu homenageá-lo com um dia festivo e criou o dia de Saint Patrick, que com o tempo, ganhou o mundo.
A festa de Saint Patrick e a cerveja
Se hoje a festa de Saint Patrick é sinônimo de cerveja, nem sempre foi assim. No começo, era um dia de banquetes e almoços especiais, dedicados à lembrança do padroeiro, mas pouco a pouco se transformou numa ocasião religiosa, com missas e outras atividades durante o dia todo. Por acontecer na quaresma, período em que os católicos fazem jejuns e promessas disciplinares, tornou-se logo uma data para matar o desejo por uma boa cerveja durante os quarenta dias de quaresma e permitir-se outras indulgências, ganhando um perfil ainda mais festivo.
Saint Patrick's no Brasil
Há alguns anos as comunidades irlandesas em todo o Brasil se juntam para comemorar o “feriado irlandês”.
Normalmente a festa acontece nos pubs irlandeses espalhados pelo país na semana anterior a do dia 17 e trazem atrações que homenageiam a Irlanda, como bandas de música folclórica e tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário