A gravidez na adolescência ocorre porque as meninas “adiantam” a hora de fazer sexo e acabam não se cuidando. Algumas vezes esse fato ocorre também por falta de informação, falta de diálogo com os pais! Os jovens de hoje querem curtir a vida, e por isso acabam não se prevenindo ao fazer sexo.
“Como vimos, falar de sexo protegido pode ser uma falácia. E falar de sexo responsável sem que se tenha criado o filho para a responsabilidade em geral, outra. O sexo não é algo isolado, diz respeito a toda a pessoa. Mas sexualidade não é genitalidade. Tratar o sexo nesse nível é claramente reducionista e frustrante.
Entre as duas opções, está claro que sexo responsável é a melhor escolha, mas é preciso estabelecer as metas dessa responsabilidade em patamares muito elevados, vinculando a sexualidade à família, à doação e entrega que supõe a entrega do corpo. Claro que tudo será mais fácil se eles virem isso na própria casa, mas mesmo quando há dificuldades no relacionamento entre os pais, não se deve abrir mão de indicar aos filhos o melhor caminho” , diz a professora universitária, pedagoga Sueli Caramello Uliano.
Camila Barreto Jayme
Nenhum comentário:
Postar um comentário