domingo, 5 de junho de 2011

UM ANO SEM RONNIE JAMES DIO


O Heavy Metal não se expressava tanta tristeza desde a morte de Dimebag Darell (Pantera, Damgeplan), vítima de um câncer no estômago. Uma das maiores vozes do estilo, ele era muito admirado pelos seus fãs deixando órfãos legiões de fãs.
 
CARREIRA

O nome “Dio” foi uma homenagem a um mafioso italiano, Johhny Dio. Em seu período escolar, formou a banda de rockabilly Vegas King, após mudar várias vezes o nome, até que finalmente tornou-se ELF.

Nos anos 70, ele foi chamado para ser vocalista do Rainbow de Ritche Blackmore (ex-Deep Purple), gravando quatro álbuns. Quando deixou o Rainbow foi para Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne, e permanecendo no na banda até 1983.

No mesmo ano, ele começa sua carreira solo, lançando seu álbum de estréia, Holy Diver. O disco foi tão bem aceito que deixou clássicos como, “Stand Up And Shout, "Don’t Talk to Strangers"  e a mais conhecida “Rainbow In The Dark”.

Em 84 Dio lança mais um álbum chamado The Last In Line. E, novamente, foi bem aceito pela crítica e público. Foi com que este álbum que a banda embarcou em turnê mundial.

Em 1992 retorna ao Black Sabbath para gravar o disco Dehumanizer e no mesmo ano lança uma compilação de seus maiores clássicos.

No ano de 2007 reuniu-se com os membros dos Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler, Vinny Appice, para excursiona na promoção do álbum Black Sabbath – The Dio Years. Este disco possui clássicos como "Neon Knights", "Die Young", "Falling Off The Edge Of The World", "The Mob Rules" e três músicas novas compostas especialmente para este disco: "The Devil Cried", "Ear in the Wall" e "Shadow of the Wind".

Pra promover essa coletânea, o quarteto reuniu-se sob o nome Heaven And Hell para uma turnê mundial. Um dos shows foi gravado em CD e DVD, com o nome de Live From Radio City Music Hall, passeando por toda discografia do Black Sabbath na fase Dio. Em 2009, os músicos anunciam um novo álbum de estúdio, que leva o nome de The Devil You know, lançando em abril do mesmo ano.

DOENÇA E MORTE

No dia 25 de setembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que Dio foi diagnosticado com  câncer no estômago.
Um ano depois, em março, Wendy pública uma atualização sobre seu estado de saúde:
"Ronnie fez sua sétima sessão de quimioterapia, outra tomografia computadorizada e outra endoscopia, e os resultados são bons — o tumor principal tem encolhido consideravelmente, e nossas visitas à clínica em Houston são agora a cada 3 semanas, e não mais a cada 2 semanas."

No mesmo ano, Dio marca uma série de shows com o Heaven And Hell, mas, logo após, a banda cancelou as apresentações por causa de sua condição de saúde.
Dio faleceu às 7:45da manhã (horário local) de 16 de maio de 2010.

Gabriel Arruda da Silva 






Nenhum comentário:

Postar um comentário