Na maior parte do mundo o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Na idade média, o imperador Claudius II tinha como maior preocupação o seu exército e a guerra, portanto, era interessante que os homens não tivessem famílias que os prendessem e os impedissem de ir à guerra.
Para evitar a formação de famílias Claudius proibiu os casamentos, mas São Valentim, que era um padre, continuou realizando casamentos até que foi pego e condenado à morte. Enquanto estava na cadeia esperando pelo cumprimento de sua pena Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro. A garota era cega, mas o amor e fé de Valentim eram tão grandes que fez um milagre e curou seu amor da cegueira. Valentim foi executado em 14 de fevereiro.
Aqui no Brasil a data foi introduzida pelo empresário, João Dória, que trouxe a idéia do exterior. Os comerciantes aderiram para turbinar as vendas e elegeram o dia 12 de junho como dia dos namorados. A data foi escolhida por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Diferente de como acontece nos EUA, por exemplo, aqui no Brasil é uma data para casais exclusivamente. É um dia para comemorar o amor com presentes e jantares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário