Simplificando, realidade aumentada é a tecnologia que permite interação entre mundo virtual e real. Assim se você pensava que objetos pulando para fora da tela era coisa de filme de ficção cientifica, está na hora de mudar seus conceitos. Na verdade com a realidade aumentada é você que pula para dentro do mundo virtual.
Mas qual foi a origem dessa tecnologia?
Ao contrário do que se poderia imaginar começou de forma muito simples. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.
Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.
Como funciona?
Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.
O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:
1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.
Veja alguns exemplos de realidade aumentada:
Ficou curioso? Quer ver como funciona? Acesse este site: http://www.livingsasquatch.com/
Imprima o código, depois é só colocar em frente à câmera do seu computador e o seu Sasquatch ganhará vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário