terça-feira, 28 de junho de 2011

Cultural Friday


Na próxima sexta-feira,  haverá palestra com a professora Elizabeth que vai falar sobre sua experiência de 23 anos morando nos EUA.
Se você pensa em viajar ou se interessa pela cultura americana não pode perder.

Dia 01/07 - 16h às 17:30 / 19h às 20:30  

Coordenadora do ABC fala sobre desafios e projetos para os cursos de idiomas da Microcamp Mauá

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Lâmpada que nunca apaga




Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe exatamente como ou por que ela ainda não parou de funcionar.

A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

Trata-se uma lâmpada comum, com a particularidade de ter um filamento de carbono (as lâmpadas incandescentes de hoje usam filamento de tungstênio, que só se funde a mais de 3000°C) e uma potência de quatro watts. 

  Fabricada no final de 1890 pela Shelby Electric Company, empresa que fechou as portas em 1914, a lâmpada é tão antiga que foi produzida apenas onze anos depois de Thomas Edison ter feito a primeira demonstração pública de sua invenção.

     Ela era utilizada para iluminar o caminho dos bombeiros em chamados noturnos, sem que fosse necessário acender lanternas de querosene para se aprontarem para atender aos chamados.

Uma das hipóteses para sua longevidade pode estar no seu processo de fabricação. Provavelmente, o bulbo foi feito de modo que nenhum ar seja capaz de entrar e provocar a ignição do filamento de carbono. Isso, combinado com a baixa potência de operação, impediria o aquecimento dos componentes internos, protegendo seu funcionamento. 







sexta-feira, 10 de junho de 2011

O amor está no ar!



Na maior parte do mundo o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim. Na idade média, o imperador Claudius II tinha como maior preocupação o seu exército e a guerra, portanto, era interessante que os homens não tivessem famílias que os prendessem e os impedissem de ir à guerra.
Para evitar a formação de famílias Claudius proibiu os casamentos, mas São Valentim, que era um padre, continuou realizando casamentos até que foi pego e condenado à morte. Enquanto estava na cadeia esperando pelo cumprimento de sua pena Valentim apaixonou-se pela filha de um carcereiro. A garota era cega, mas o amor e fé de Valentim eram tão grandes que fez um milagre e curou seu amor da cegueira. Valentim foi executado em 14 de fevereiro.


Aqui no Brasil a data foi introduzida pelo empresário, João Dória, que trouxe a idéia do exterior. Os comerciantes aderiram para turbinar as vendas e elegeram o dia 12 de junho como dia dos namorados. A data foi escolhida por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Diferente de como acontece nos EUA, por exemplo, aqui no Brasil é uma data para casais exclusivamente. É um dia para comemorar o amor com presentes e jantares.  




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Google homenageia criador da guitarra elétrica



Quem acessar a página do Google hoje verá uma guitarra interativa celebrando o aniversário de  Lester William Polsfuss, mais conhecido como Les Paul, músico e co-criador da famosa guitarra Gibson Les Paul, que se fosse vivo completaria hoje 96 anos.

Nos Estados Unidos, é possível ainda gravar as músicas criadas no teclado virtual através de um botão ‘recording’ e enviar as peças para o YouTube através de um URL próprio

Les Paul é uma  das principais figuras do rock pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra eléctrica, presente na maior parte das bandas de hoje em dia. O norte-americano foi pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, assim como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas.

A primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com o Les Paul, foi comercializada em 1952. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história da música, preferida por estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton.

Les Paul morreu, vítima de pneumonia, no dia 12 de Agosto de 2009, aos 94 anos.


REVIEW CD: SAXON - CALL TO ARMS



Depois de celebrar os 30 anos do álbum Wheels Of Steel em turnê pelo velho continente, os britânicos do Saxon acabam de lançar o álbum: Call To Arms.

Hammer Of The Gods abre o novo trabalho, a mais conhecida pelos fãs, expressa riffs rápidos. A banda deixa de cadenciar bons refrões em Surving Against The Odds e Chasing The Bullet, com Biff Byford sem empolgação na voz.

Afterburner é a faixa mais furiosa do álbum, com linhas criativas do baterista Nigel Glockler e solos bem elaborados da dupla de guitarristas Paul Quinn e Doug Scarret. Mists Of Avalon tem um início bem progressivo.

A balada do disco fica por conta da faixa-título. Uma melódia bem épica, ganhando ainda uma versão com orquestra como bônus track.

As aclamadas participações ficam por conta de Back In 79 e When Dooms Day Comes. A primeira delas tendo a partcipação dos fãs fazendo um coral de fundo nos refrões. E no segundo tem a presença do lendário tecladista Don Airey (Deep Purple) fazendo os arranjos de teclado, que no começo da canção tem semelhanças com "Perfect Strangers" do Deep Purple. Call To Arms é pra ser ouvido com cuidado e atenção.


                                                                                                                                                                      Gabriel Arruda da Silva

domingo, 5 de junho de 2011

Jeca News

Está no ar a primeira edição do Jeca News.


Parte 1:


Parte 2:

UM ANO SEM RONNIE JAMES DIO


O Heavy Metal não se expressava tanta tristeza desde a morte de Dimebag Darell (Pantera, Damgeplan), vítima de um câncer no estômago. Uma das maiores vozes do estilo, ele era muito admirado pelos seus fãs deixando órfãos legiões de fãs.
 
CARREIRA

O nome “Dio” foi uma homenagem a um mafioso italiano, Johhny Dio. Em seu período escolar, formou a banda de rockabilly Vegas King, após mudar várias vezes o nome, até que finalmente tornou-se ELF.

Nos anos 70, ele foi chamado para ser vocalista do Rainbow de Ritche Blackmore (ex-Deep Purple), gravando quatro álbuns. Quando deixou o Rainbow foi para Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne, e permanecendo no na banda até 1983.

No mesmo ano, ele começa sua carreira solo, lançando seu álbum de estréia, Holy Diver. O disco foi tão bem aceito que deixou clássicos como, “Stand Up And Shout, "Don’t Talk to Strangers"  e a mais conhecida “Rainbow In The Dark”.

Em 84 Dio lança mais um álbum chamado The Last In Line. E, novamente, foi bem aceito pela crítica e público. Foi com que este álbum que a banda embarcou em turnê mundial.

Em 1992 retorna ao Black Sabbath para gravar o disco Dehumanizer e no mesmo ano lança uma compilação de seus maiores clássicos.

No ano de 2007 reuniu-se com os membros dos Black Sabbath, Tony Iommi, Geezer Butler, Vinny Appice, para excursiona na promoção do álbum Black Sabbath – The Dio Years. Este disco possui clássicos como "Neon Knights", "Die Young", "Falling Off The Edge Of The World", "The Mob Rules" e três músicas novas compostas especialmente para este disco: "The Devil Cried", "Ear in the Wall" e "Shadow of the Wind".

Pra promover essa coletânea, o quarteto reuniu-se sob o nome Heaven And Hell para uma turnê mundial. Um dos shows foi gravado em CD e DVD, com o nome de Live From Radio City Music Hall, passeando por toda discografia do Black Sabbath na fase Dio. Em 2009, os músicos anunciam um novo álbum de estúdio, que leva o nome de The Devil You know, lançando em abril do mesmo ano.

DOENÇA E MORTE

No dia 25 de setembro de 2009, Wendy, sua esposa e empresária, anunciou que Dio foi diagnosticado com  câncer no estômago.
Um ano depois, em março, Wendy pública uma atualização sobre seu estado de saúde:
"Ronnie fez sua sétima sessão de quimioterapia, outra tomografia computadorizada e outra endoscopia, e os resultados são bons — o tumor principal tem encolhido consideravelmente, e nossas visitas à clínica em Houston são agora a cada 3 semanas, e não mais a cada 2 semanas."

No mesmo ano, Dio marca uma série de shows com o Heaven And Hell, mas, logo após, a banda cancelou as apresentações por causa de sua condição de saúde.
Dio faleceu às 7:45da manhã (horário local) de 16 de maio de 2010.

Gabriel Arruda da Silva 






quarta-feira, 1 de junho de 2011

Realidade Aumentada






Simplificando, realidade aumentada é a tecnologia que permite interação entre mundo virtual e real. Assim se você pensava que objetos pulando para fora da tela era coisa de filme de ficção cientifica, está na hora de mudar seus conceitos. Na verdade com a realidade aumentada é você que pula para dentro do mundo virtual.

 Mas qual foi a origem dessa tecnologia?

Ao contrário do que se poderia imaginar começou de forma muito simples.  Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.



Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.
Como funciona?

Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:

1. Objeto real com algum tipo de marca de referência, que possibilite a interpretação e criação do objeto virtual;
2. Câmera ou dispositivo capaz de transmitir a imagem do objeto real;
3. Software capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera ou dispositivo.

O processo de formação do objeto virtual é o seguinte:

1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. O dispositivo de saída (que pode ser uma televisão ou monitor de computador) exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.

Veja alguns exemplos de realidade aumentada:







Ficou curioso? Quer ver como funciona? Acesse este site:  http://www.livingsasquatch.com/
Imprima o código, depois é só colocar em frente à câmera do seu computador e o seu Sasquatch ganhará vida.