terça-feira, 3 de março de 2015

Oscar 2015

Veja  indicados a melhor filme e vencedor desta que foi a 87ª edição do Oscar.


Sniper americano



Adaptação da autobiografia de Chris Kyle, o sniper mais letal da história militar dos EUA. Durante suas incursões pela guerra do Iraque como SEAL e sniper da marinha americana foi responsável por 160 mortes confirmadas . Recebeu várias medalhas por heroísmo e mérito em combate. Em 2009 já fora da marinha escreveu sua autobiografia dirigida por Clint Eastwood no cinema. Mas Kyle  foi assassinado em  fevereiro de 2013 e não chegou a ver sua obra na telona. O filme recebeu o Oscar de melhor edição de som.



Boyhood: Da infância à juventude



O filme ganhou notoriedade por levar 12 anos para ser concluído acompanhando a vida de Mason, um garoto de 6 anos até entrar na faculdade. Fora isso, não há nada de extraordinário no filme que retrata a vida normal de uma família e o amadurecimento do garoto num período de 12 anos. Patricia Arquette, que interpreta a mãe de Mason, levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. 



O grande hotel Budapeste



No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. O grande hotel Budapeste é um desfile de estrelas, algumas irreconhecíveis e não é coincidência que tenha ganhado o Oscar de melhor maquiagem além de mais três outros por melhor trilha sonora original, melhor figurino e melhor direção de arte.



O jogo da imitação



Trata-se de uma cinebiografia de Alan Turing que trabalhou para inteligência Britânica durante a Segunda Guerra Mundial como criptoanalista quebrando códigos da frota naval alemã e salvando com isso milhares de vidas. Desenvolveu um papel importante para a criação do computador moderno.  No entanto, apesar de oferecer tanto à ciência sofreu processo criminal, em 1942, por sua homossexualidade e foi condenado à castração química o que culminou com seu aparente suicídio aos 42 anos. O filme recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado.


Selma



Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King,  Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Selma levou o Oscar por melhor canção original com a música Glory.



A teoria de tudo



O filme é uma adaptação do livro "Viajando para o infinito: Minha vida com Stephen" por Jane Wilde Hawkings, ex-mulher de Stephen Hawking, considerado um dos astrofísicos mais importantes de todos os tempos. O filme retrata a vida do cientista a partir do momento em que Jane o conhece na faculdade, mesma época em que é diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença incurável e degenerativa que leva à perda permanente do movimentos musculares.  Eddie Redmayne ficou com o merecido premio de melhor ator.



Whiplash



Andrew é um estudante de bateria que sonha em marcar seu nome na história da música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo.  Em busca de realizar seu sonho Andrew entra para a melhor escola de música dos EUA, mas lá acaba caindo nas garras do impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher.  J.K. Simmons que interpreta Terence levou o Oscar de melhor ator coadjuvante e o filme ficou com o Oscar de melhor mixagem de som.  



Birdman



Michael Keaton interpreta um ator decadente cujo maior papel na vida foi o super-herói "Birdman" qualquer analogia com o ator e seu papel em "Batman" não é mera coincidência.  Tentando recuperar a fama Riggan Thomson, personagem de Keaton, decide dirigir, roteirizar e interpretar uma peça consagrada da Brodway, mas tem que lidar com a critica   mordaz e seus próprios delírios.  Birdman levou 4 prêmios o de melhor filme, melhor roteiro original, melhor fotografia e melhor direção para o mexicano Alejandro Iñárritu.




Dica: se você pretende conferir todos os filmes acima deixe Birdman por último, para um dia em que esteja sem nada pra fazer, com muita paciência e durma muito bem na noite anterior, pois apesar de todos os prêmios é sem dúvida o mais chato de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário