terça-feira, 8 de novembro de 2011

O futuro é agora! Robôs da ficção no mundo real


A Boston  Dynamics é uma empresa de engenharia robótica conhecida pelos seus robôs com movimentos realistas e simulação de movimentos humanos. Uma de suas grandes criações, o Big Dog, foi desenvolvido com recursos da DARPA  (Defense Advanced Research Projects Agency -  Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) que financia a maior parte dos projetos de robótica nos EUA.
Isso significa que os brinquedinhos da Boston Dynamics serão produzidos em quantidade controlada e apenas para consumidores “especiais”.


Big Dog
O Big Dog  imita os movimentos de um guepardo e promete ser mais rápida do que qualquer máquina com pernas já feita pelo homem,  já o robô Petman pode mover-se em territórios difíceis com um comportamento muito similar ao apresentado em humanos.

Filmes de ficção cientifica como o Exterminador do Futuro estão saindo das telas do cinema e pulando para a vida real. A Skynet de James Cameron já existe e não adianta correr ou se esconder, pois há tecnologia suficiente no mundo de hoje para localizá-lo onde você estiver.


Petman
O Petman é um robô criado para testar roupas para proteção contra agentes químicos. Ele simula movimentos humanos em várias situações como andar e rastejar, assim como simula a temperatura do corpo dentro da roupa, umidade e suor.  

Mosca Espiã
A Darpa também financia pesquisas para o desenvolvimento de uma espécie de mosca robótica. O inseto está sendo desenvolvido pela Universidade de Harvard.  Para um robô tão pequeno as barreiras serão praticamente inexistentes podendo ser usado para localizar sobreviventes presos em minas, vitimas de terremotos ou até mesmo como espiões.



Rise
O rise é um robô que escala terrenos verticais como paredes, árvores e cercas. Ele usa pés com micro garras para escalar superfícies texturizadas mudando sua postura conforme a curvatura da superfície e o rabo é usado para ajudar na escalada. O rise possui 25 cm de comprimento e pesa 2kg.   
É um projeto da Boston Dynamics em conjunto com pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, Carnegie Mellon, UC Berkeley, Stanford e da Universidade Lewis e Clark. Tudo financiado pela DARPA.   

RHex
É um robô portátil para terrenos acidentados. Consegue escalar rochas, andar por vegetações, lama, escadas, pantânos, nadar na superfície ou mergulhar. Ele é operado por controle remoto a uma distância de até 600 metros ou por sistema de bussóla, GPS e sensores integrados.   


Alpha dog
O LS3 é um robô projetado para ir a qualquer lugar que um soldado possa ir caminhando. Ele carrega 200 Kg de engrenagens e combustível suficiente para missões de até 20 milhas e duração de 24h. Ele segue automaticamente um líder  visão computadorizada e GPS. O projeto é financiado pelo Marinha americana e pela DARPA e tem conclusão prevista para 2012.  

Smart Bird
A Festo, empresa alemã presente em 56 países desenvolve sistemas pneumáticos, eletromecânicos, componentes e  automação industrial. Mas este ano a novidade da empresa é o Smart Bird, uma gaivota robô com movimentos perfeitos e incrivelmente realista.
O Smart Bird pesa apenas 450 gramas e tem autonomia para pousar e decolar.  Podendo ser controlado por rádio. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário