domingo, 30 de outubro de 2011

Halloween no mundo




Atualmente a celebração do halloween guarda muito pouco  de suas origens.  É um dia de festa na Irlanda, Canadá e, principalmente, nos EUA, quando os todos capricham na decoração das casas, as crianças vestem fantasias e saem às ruas brincando de “trick or treat” (gostosuras ou travessuras).  

Países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o dia dos mortos. No México comemora-se no dia 1º de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de dia dos inocentes, no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro. Nessa data, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava.  No dia que antecede o evento, os  parentes e amigos reúnem-se para comer e beber enquanto esperam os mortos na madrugada.

Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos, no dia 1º de novembro e o dia de finados em 2 de novembro, quando as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos de amigos e parentes.

 Origem


 A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo o culto aos mortos. Os celtas acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos deixavam seus túmulos para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar os fantasmas, as casas eram decoradas com objetos assustadores como caveiras, ossos e abóboras enfeitadas (jack o’lantern).


 A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta. Os católicos logo passaram a celebrar o dia de Todos os Santos em 1º de novembro. A festa começava um dia antes (31 de outubro) em vigília para o dia que viria. Essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".

Nenhum comentário:

Postar um comentário