Atualmente a celebração do halloween guarda muito pouco de suas origens. É um dia de festa na Irlanda, Canadá e, principalmente, nos EUA, quando os todos capricham na decoração das casas, as crianças vestem fantasias e saem às ruas brincando de “trick or treat” (gostosuras ou travessuras).
Países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o dia dos mortos. No México comemora-se no dia 1º de novembro o dia dos anjinhos, chamados também de dia dos inocentes, no qual é celebrada a memória de crianças mortas antes de serem batizadas. O dia dos mortos (El dia de los Muertos) é celebrado no dia 2 de novembro. Nessa data, as pessoas festejam o dia levando aos túmulos tudo aquilo que o morto mais gostava. No dia que antecede o evento, os parentes e amigos reúnem-se para comer e beber enquanto esperam os mortos na madrugada.
Na Espanha, assim como no Brasil, é comemorado o dia de todos os santos, no dia 1º de novembro e o dia de finados em 2 de novembro, quando as pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos de amigos e parentes.
A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta. Os católicos logo passaram a celebrar o dia de Todos os Santos em 1º de novembro. A festa começava um dia antes (31 de outubro) em vigília para o dia que viria. Essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Nenhum comentário:
Postar um comentário