No último 1º de julho, os alunos da Microcamp Mauá tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Vivência no Exterior” com a professora Elizabeth que morou 23 anos nos Estados Unidos.
A professora Elizabeth está há apenas um mês na Microcamp, mas tem bastante história pra contar. Segundo ela, desde pequena tinha facilidade para aprender outros idiomas e investiu nisso. Estudou inglês e outros dois idiomas, entre eles francês. Seu pai era dono de uma agência de turismo e ela era responsável por acompanhar várias excursões internacionais para destinos em grande parte da América e Europa. Beth, como gosta de ser chamada, é formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Recife, onde conheceu seu primeiro marido. Trabalhou dois anos no Brasil e enquanto trabalhava na Construtora Odebrecht foi enviada aos EUA, onde trabalhou em diversas áreas. Lá teve suas três filhas e permaneceu por 23 anos.
Vários assuntos foram abordados durante a palestra e dúvidas sobre o processo de legalização para imigrantes e leis americanas foram esclarecidas. Ao final da palestra a professora Marilu apresentou algumas fotos de suas viagens à Califórnia e Flórida e aproveitou para tirar também algumas dúvidas sobre os lugares que visitou e sobre cursos no exterior.
Veja abaixo alguns assuntos abordados durante a palestra:
· * Turistas brasileiros só deixam o país com passagem de ida e volta comprada;
· * Não é tão fácil conseguir a cidadania americana. É necessário primeiro a obtenção do Green Card e depois de aproximadamente 5 anos pode-se entrar com um processo para obtenção da cidadania;
· * Para jovens estrangeiros as geralmente trabalham como Baby-sitters (babás, pelo sistema de au pair) e dishwashers (lavadores de pratos);
· * Em Boston há muitos brasileiros;
· * Quando um aparelho eletrônico quebra geralmente é jogado fora, pois fica muito caro consertar;
· * A mão de obra para trabalhos braçais é escassa e na maioria das vezes é realizada por estrangeiros;
· * A maioria das casas mesmo em áreas desenvolvidas são feitas de madeira com um material isolante térmico;
· * A 5º avenida, em Nova Iorque é i o m² comercial mais caro do mundo;
· * O salário mínimo é de 5,50 dólares/hora;
· * Os tratamentos médicos e odontológicos são muito caros, se comparados com os do Brasil;
· * Estrangeiros também possuem direitos na área da saúde;
· * Os americanos se alimentam muito mal, muita gordura saturada, muitos enlatados ( o feijão é adocicado), etc ;
· * O Estado oferece do ensino fundamental ao médio em período integral. Há colégios particulares, mas a grande maioria estuda nas escolas públicas. Já as faculdades são caras e, geralmente, a família americana poupa durante o tempo em que os filhos estão no ensino público para depois poderem frequentar boas universidades particulares.
· * Em Miami há muitos latinos e se fala espanhol na maior parte dos comércios locais.
* E se você ainda tem dúvidas converse com a professora ou visite os sites abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário