Hoje, dia 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Tudo começou em 1985, quando Bob Geldof organizou o Live Aid, com shows simultâneos em Londres e Filadélfia. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de grandes artistas como Led Zeppelin, Madonna, Queen, David Bowie, BB King, Mick Jagger, U2, Paul McCartney, Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, David Bowie, Dire Straits, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins tocou tanto em Londres como na Filadélfia, voando num Concorde para chegar a tempo.
Outros festivais com essa mesma consciência social ocorreram na década de 80 como o U.S.A. For Africa, Farm Aid, Hear 'n' Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo sempre grandes nomes do mundo pop e rock. O Live Aid talvez tenha ficado mais famoso, e não é pra menos, arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África. Curiosamente, não foi feito nenhum vídeo, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de artistas envolvidos no projeto.
No último 1º de julho, os alunos da Microcamp Mauá tiveram a oportunidade de assistir a palestra “Vivência no Exterior” com a professora Elizabeth que morou 23 anos nos Estados Unidos.
A professora Elizabeth está há apenas um mês na Microcamp, mas tem bastante história pra contar. Segundo ela, desde pequena tinha facilidade para aprender outros idiomas e investiu nisso. Estudou inglês e outros dois idiomas, entre eles francês. Seu pai era dono de uma agência de turismo e ela era responsável por acompanhar várias excursões internacionais para destinos em grande parte da América e Europa. Beth, como gosta de ser chamada, é formada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Recife, onde conheceu seu primeiro marido. Trabalhou dois anos no Brasil e enquanto trabalhava na Construtora Odebrecht foi enviada aos EUA, onde trabalhou em diversas áreas. Lá teve suas três filhas e permaneceu por 23 anos.
Vários assuntos foram abordados durante a palestra e dúvidas sobre o processo de legalização para imigrantes e leis americanas foram esclarecidas. Ao final da palestra a professora Marilu apresentou algumas fotos de suas viagens à Califórnia e Flórida e aproveitou para tirar também algumas dúvidas sobre os lugares que visitou e sobre cursos no exterior.
Veja abaixo alguns assuntos abordados durante a palestra:
· * Turistas brasileiros só deixam o país com passagem de ida e volta comprada;
· * Não é tão fácil conseguir a cidadania americana. É necessário primeiro a obtenção do Green Card e depois de aproximadamente 5 anos pode-se entrar com um processo para obtenção da cidadania;
· * Para jovens estrangeiros as geralmente trabalham como Baby-sitters (babás, pelo sistema de au pair) e dishwashers (lavadores de pratos);
· * Em Boston há muitos brasileiros;
· * Quando um aparelho eletrônico quebra geralmente é jogado fora, pois fica muito caro consertar;
· * A mão de obra para trabalhos braçais é escassa e na maioria das vezes é realizada por estrangeiros;
· * A maioria das casas mesmo em áreas desenvolvidas são feitas de madeira com um material isolante térmico;
· * A 5º avenida, em Nova Iorque é i o m² comercial mais caro do mundo;
· * O salário mínimo é de 5,50 dólares/hora;
· * Os tratamentos médicos e odontológicos são muito caros, se comparados com os do Brasil;
· * Estrangeiros também possuem direitos na área da saúde;
· * Os americanos se alimentam muito mal, muita gordura saturada, muitos enlatados ( o feijão é adocicado), etc ;
· * O Estado oferece do ensino fundamental ao médio em período integral. Há colégios particulares, mas a grande maioria estuda nas escolas públicas. Já as faculdades são caras e, geralmente, a família americana poupa durante o tempo em que os filhos estão no ensino público para depois poderem frequentar boas universidades particulares.
· * Em Miami há muitos latinos e se fala espanhol na maior parte dos comércios locais.
* E se você ainda tem dúvidas converse com a professora ou visite os sites abaixo: