Localizada a apenas 10 minutos de São Francisco a ilha de Alcatraz já foi a casa de alguns dos criminosos mais perigosos dos EUA. A prisão operou de 1934 até 1963 e, desde 1980, é administrada pelo Serviço Nacional de Parques tornando possível a visitação.
Alcatraz significa a “ilha dos Pelicanos” e é também conhecida como a rocha. Através do “ferryboat” que sai de São Francisco os turistas tem oportunidade de vivenciar um dos capítulos mais obscuros da história americana. A prisão de Alcatraz abrigou alguns dos piores criminosos da história americana como Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. Com tanta maldade em um só lugar é comum ouvir histórias de assombrações no local. Algumas pessoas dizem ter ouvido gritos e passos vindos da solitária que era conhecida como “o buraco”.
Apesar de abrigar os piores dos piores, as condições eram muito boas entre os prisioneiros. A comida era uma das melhores do sistema penitenciário e a média era de um prisioneiro por cela.
Durante o seu funcionamento 36 homens tentaram fugir de Alcatraz. A fuga mais famosa foi em 1962, quando Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin, desapareceram de suas celas. Nunca mais se ouviu sobre eles, acredita-se que morreram afogados.
Atualmente, Alcatraz é uma das atrações turísticas mais famosas da Califórnia. Além de proporcionar uma vista incrivelmente bela da baia de São Francisco.